Sindiquim
Investimento de 47 Milhões no Distrito Industrial de Montenegro
Abril 6, 2024
0

O governador Eduardo Leite e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, divulgaram um investimento significativo de R$47 milhões realizado por três empresas no Distrito Industrial de Montenegro, durante uma cerimônia realizada no Palácio Piratini nesta quarta-feira (3/4). Esse investimento privado resultará na criação de 180 novas vagas de trabalho. Além disso, foi assinado o termo de ajuste de seis empreendimentos por meio do Fundo Operação Empresa do RS (Fundopem), confirmando investimentos e a geração de 322 empregos diretos, condições que possibilitam às empresas usufruir dos benefícios do programa.

Duas das empresas que adquiriram terrenos no Polo da Química no Distrito Industrial de Montenegro para a construção de instalações industriais são gaúchas, enquanto uma é originária do estado do Pará. A Sulboro, com sede em Canoas e atuante no setor químico, especializada na produção de fertilizantes, investiu R$ 25 milhões, resultando na criação de 50 novos postos de trabalho. Está previsto um investimento adicional de R$ 47 milhões pela empresa, que levará à abertura de 160 empregos.

A empresa Alubar, proveniente do Pará e atuante no setor de energia, investiu R$ 16 milhões, proporcionando 60 novas vagas de emprego. O objetivo desse investimento é aumentar a competitividade do grupo por meio da verticalização da produção de carretéis de madeira, um dos principais insumos de sua cadeia de suprimentos.

Já a Traçado Construções e Serviços Ltda, com sede em Erechim e atuante no setor de obras e pavimentação, investiu R$ 6 milhões, criando 70 novos empregos. O projeto no polo de Montenegro envolve a implantação de um centro de armazenamento de produtos químicos, um centro logístico para o armazenamento de cimento asfáltico de petróleo em estado sólido importado e um processo de derretimento e distribuição deste produto.

O governador Eduardo Leite ressaltou que esses investimentos são resultados das iniciativas do governo para melhorar o ambiente de negócios no Estado. Ele destacou: “Observamos uma escalada dos investimentos ao longo dos últimos anos, graças às reformas que fizemos e ao novo ambiente que proporcionamos para quem investe. Estamos testemunhando uma sequência de aumentos significativos nos investimentos no Estado, e os anúncios de hoje reforçam nossa convicção de que estamos guiando o Rio Grande do Sul na direção certa, com geração de riqueza, emprego, renda e desenvolvimento econômico e social”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, enfatizou a importância desses investimentos, declarando: “Três empresas optando por investir em nosso Estado demonstram que o governo está criando um ambiente favorável para o empreendedorismo. Queremos que o RS seja sinônimo de oportunidade, progresso e desenvolvimento socioeconômico, um lugar propício para empresas e pessoas se estabelecerem”.