Quem Somos

Em 30 de outubro de 1941, 22 industriais se reuniram para formar o Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul, sob a presidência de Ernani De Lorenzi. Entre as empresas que procuravam se reunir para ganhar força, havia desde unidades de produção de fósforo a refino de petróleo. Reunindo a 80 anos indústria química do Rio Grande do Sul, conduzindo com firmeza e experiência, o SINDIQUIM tem um papel de destaque na busca de um maior desenvolvimento no setor. Mesmo atravessando períodos de instabilidade econômica no setor industrial, o lema do sindicato é crescer sempre, incentivando parcerias e competitividade do segmento, obtendo o reconhecimento merecido pelas Indústrias Químicas do Rio Grande do Sul. Atualmente nossas indústrias estão comprometidas com a sustentabilidade ambiental, através da Química Verde que provém da natureza e de onde surge a química para o nosso cotidiano.

Você já imaginou sua vida sem a química?

Nossa História

O SINDIQUIM/RS recebeu sua carta sindical em 1941, mas os registros disponíveis apontam o ano de 1949 como sendo o marco da primeira eleição. Deste ano, até 1952, o presidente foi Ernani de Lorenzi, reeleito em 2 de julho de 1952, permanecendo no cargo até julho de 1956. Em 13 de julho de 1956, tomou posse Paulo Jack Feltes e sua gestão foi até julho de 1959.O registro seguinte vai diretamente para o ano de 1962, onde Fernando V. Cardoso assumia a presidência do Sindicato, terminando seu mandato em maio de 1964. Em 15 de junho daquele ano, assume Victor Faria Masi, que saiu em junho de 1966. Os presidentes seguintes contam sua própria história.

Juntos por uma indústria química forte e estratégica para o nosso pais.

Nosso Ambiente

Nossas Empresas