Sindiquim
Haddad afirma que se empenhará por ações visando proteger a indústria química de importações durante encontro com representantes do setor
Fevereiro 29, 2024
0

No dia  (23), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizou uma reunião com representantes da indústria química, onde se comprometeu a apoiar medidas de proteção à produção nacional dentro do governo. A confirmação veio do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), André Passos, presente no encontro.

Passos relatou que o ministro assegurou seu apoio junto ao Ministério da Fazenda, Indústria, Comércio e Serviços (MEICS), liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para incluir produtos químicos na Lista de Elevações Transitórias à Tarifa Externa Comum (TEC).

Essa instrumentação possibilita aos países membros do Mercosul aumentarem temporariamente, acima da TEC do Mercosul, as taxas do Imposto de Importação para as importações provenientes de fora do bloco. As sugestões para o aumento das tarifas devem ser encaminhadas para análise e aprovação pela Comissão de Comércio do Mercosul (CCM).